sábado, 20 de agosto de 2016

O Narguile no Mundo

O arguile ainda é usado em vários países no mundo, como Líbano, Síria, Jordão, Grécia, Egito, Líbia, Tunísia, Iêmen, Irã, Índia, Afeganistão e China. Em alguns destes países, o arguile é bem mais popular do que na Turquia. A Síria possui uma próspera indústria de produtos de arguile, e exporta uma variedade impressionante de arguiles para muitos países da região.
Hoje no Egito, mais do que em qualquer outro país, arguiles são exibidos por toda parte. Uma pergunta interessante seria se a produção de filmes no país, transmitida em massa na escala regional, pudesse influenciar o comportamento de fumantes em outros países. Tais comportamentos seriam a origem, do renascimento da cultura do arguile, em países como a Tunísia, Síria, Líbano e Jordânia. 
Atualmente no Irã, o estilo de vida compartilha o uso do arguile. Por exemplo, em Darban, uma cidade pequena no sul de Teerã, as mulheres, sozinhas ou acompanhadas de seus maridos ou mães, se encontram nos cafés tradicionais, em uma atmosfera de feriado, sentam-se em um tapete, bebem chá, comem algumas sementes de girassol, fumam arguile e conversam. A Índia é conhecida historicamente, pelo uso da hookah. 
Em 1840, o arguile era muito comum durante jantares, na mesa de oficiais militares, e seu gorgolejar era típico de ser ouvido até tarde da noite, e os indianos mais idosos, mantiveram este costume ao viajarem ao exterior. O arguile chinês tem uma forma muito peculiar, parece com um grande isqueiro decorado, cujo corpo é pequeno e projetado para encaixar pequenos pedaços de tabacos em dois ou três lugares diferentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário